Peltophorum dubium
Para reservas de mudas realizadas com pelo menos 3 meses de antecedência trabalhamos com descontos especiais e parcelamento mensal sem juros, quanto maior o prazo de antecedência, maior o desconto, confira com nossa equipe.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O valor unitário das mudas informado nesse anúncio é para pedidos acima de mil unidades, temos valores diferentes para pedidos até 200 unidades, assim como para pedidos de 201 a 1000 unidades, por isso peço que para pedidos inferiores a 1000 unidades, consulte nossa equipe de vendas. Existem diferenças tributárias nas compras realizadas como produtor rural, que tem benefícios fiscais, consulte o valor conforme a sua classificação fiscal com a nossa equipe.
Produzidas através de sementes coletadas de matrizes plantadas nos projetos da Tropical Flora Reflorestadora em Garça/SP, com boa variabilidade genética.
Padrão de entrega:
* As mudas dessa espécie são entregues com altura de 30 a 40 cm, que visam o melhor pegamento para projetos de reflorestamento comercial para produção de madeira nobre ou restauração florestal para áreas de reserva legal e áreas de preservação permanente.
* Caule lignificado, torrão enraizado, livre de pragas e doenças e rustificadas a pleno sol por pelo menos 60 dias;
* As mudas podem ser enviadas em tubetes de 4,5x13 cm (110 ml) ou 6x13 cm (180 ml) e outros formatos que o cliente solicite com antecedência, como tubetes de 6x16 cm (200 ml) ou até 6x19 cm (290 ml), caso sejam enviadas via transportadora expressa ou transporte aéreo são embaladas em rocamboles de 50 a 100 unidades cada um e sem os tubetes e acondicionadas em caixas de papelão desenvolvidas para essa finalidade.
Nome Popular: Canafístula
Nome científico: Peltophorum dubium
Família: Fabaceae
Outros nomes populares: Acácia-amarela, amendoim, amendoim-falso, curucaia, angico-bravo, angico-amarelo, camurça, ibirá, monjoleiro, angico-amarelo e angico-cangalha, pororoca, angico-vermelho, barbatimão, cabeça-de-nego, canafrista-branca, canela-de-veado, caobi, ibira-puitá, jacarandá-de-flor-amarela, entre outros.
Nomes internacionais: Arbor de artigas no Uruguai, cañafistula e ybira-puitá na Argentina, pacay na Bolívia e yvyrapyta no Paraguai.
Ocorrência Natural: Ocorre em diversos estados da regiãonorte, nordeste, sudeste e sul, nas Florestas Estacionais Semi-Deciduais de submontana e montana.
Outros países: Nordeste da Argentina, Paraguai e Uruguai
Características Gerais: É uma árvore heliófila, caducifólia(perde todas as suas folhas no inverno), secundária inicial de crescimento rápido, exerce função de pioneira em áreas de recuperação pois se desenvolve bem em clareiras e pleno sol. Sua altura varia de 10 a 20 metros, com DAP(diâmetro à altura do peito) de 35 a 90 cm. Fuste com até 15 metros de comprimento, tronco moderadamente reto, com casca marrom-escura de espessura de até 25 cm.
Sua floração é bem característica, com flores amarelas e vistosas. Ocorre de setembro a março e a frutificação de maio a dezembro (no estado de São Paulo). Forma banco de sementes no solo, bom para plantios em recuperação de áreas degradadas.
Solo e Clima: Ocorre em locais com precipitação média anual variando de 700 a 2.300 mm, tolera seca moderada e geadas leves. O tipo de solo é diversificado, porém se desenvolve bem em solos bem drenados de textura franca a argilosa, não se desenvolve bem em solos rasos ou muito úmidos.
Características Silviculturais: É uma espécie exigente em Nitrogênio, sendo recomendada adubação química ou adubação orgânica como esterco curtido.
Apresenta desrama natural e boa cicatrização, mas com tendência à bifurcação, sendo necessárias podas para fins madeireiros. A espécie tem bons resultados em plantios mistos.
Utilização: Madeira serrada e roliça de alto valor econômico, boa para construção naval e civil de uso interno e externo, como em vigas, caibros, mourões, portas, assoalhos, é indicada também para movelaria e carpintaria. É também muito indicada para plantios de recuperação de áreas degradadas, agroflorestas e sistemas silvipastoris, possui propriedades medicinais e também de valor paisagístico para arborização de praças e parques.
Madeira: Apresenta boa resistência a fungos e cupins e densidade de 0,75 a 0,90 g.cm-³. Alburno róseo-claro e cerne que varia de róseo-acastanhado e bege-rosado-escuro.