Planta nativa emergente da floresta Amazônica, que tem o poder de cura, e traz água para o sistema de produção
Samaúma.
Vendo pequenas árvores de samaúma (Ceiba pentandra) da Amazônia. Uma das mais belas do Brasil, linda e frondosa, um espetáculo de beleza. É uma árvore gigantesca, podendo atingir até 70 metros de altura e 3 metros de diâmetro, sendo um ponto de referência na floresta. As raízes tabulares a sustentam, são chamadas de sapopema, utilizadas como um tambor indígena para a comunicação na floresta.
A espécie ocorre em toda a Bacia Amazônica, nas florestas inundadas de várzea dos rios de água branca e, também, na terra firme. O fuste é reto, cilíndrico e não apresenta ramificações até cerca de 2/3 da altura. A casca tem cor verde-acinzentada e quando jovem tem acúleos pontiagudos. As folhas são compostas, digitadas, alternas. Inflorescências em panículas terminais, com flores esbranquiçadas. O fruto é uma cápsula de aproximadamente 5 a 7 cm de diâmetro por 8 a 16 cm de comprimento, com 120 a 175 sementes envolvidas por paina, arredondadas, de cerca de 6 mm de diâmetro. Espécie estritamente tropical, pouco suscetível ao frio, mas, incapaz de produzir sementes em locais onde a temperatura noturna atinge 20ºC na época da floração. Também não frutifica acima de 450 m de altitude, embora possa crescer em locais acima de 1.200 m. Floresce entre os meses de junho e setembro, com a árvore quase totalmente sem folhagem. Os frutos amadurecem de setembro a novembro.
A madeira é leve e macia, pode ser utilizada na construção de embarcações, caixas, brinquedos e barris. É também uma das espécies mais utilizadas na produção de painéis compensados, apresentando alto valor comercial. A pluma que envolve as sementes é empregada na indústria para a confecção de bóias e salva-vidas, para enchimento de colchões e travesseiros e como isolante térmico. Das sementes é extraído um óleo comestível também utilizado para iluminação, fabricação de sabão e lubrificantes, sendo eficaz contra ferrugens.
A planta é muito usada na medicina popular dos ribeirinhos da Amazônia pelo seu elevado poder de cura através do chá da casca, curando a calvície nos homens e auxiliando as mulheres grávidas no parto, ou seja, aumentando o volume de líquido amniótico. Da casca e das raízes é obtido um extrato que combate bactérias e fungos. Possui valor fitoterápico, como adstringente e diurético. O chá da casca também é usado no tratamento da malária e a seiva é utilizada contra conjuntivite. As raízes expostas nas margens dos rios, quando cortadas, fornecem água potável de boa qualidade.
Vem sendo utilizada em sistemas agroflorestais (SAFs) para melhorar a umidade superficial do solo, funcionando como uma bomba de água que traz a água dos lençóis freáticos e distribui na superfície para as outras plantas do sistema. Tem sido utilizada em diversos ecossistemas brasileiros incluindo o semiárido nordestino, planta muito resistente às mudanças de clima e também ao transporte a longas distâncias.
Temos de diversos tamanhos, entre em contato por WhatsApp para negociarmos os valores, as formas de envio e o tamanho das mudas. O preço colocado no anúncio é para plantas pequenas. O valor real das árvores será calculado de acordo com o número de indivíduos comprados e dos tamanhos. Aguardo sua compra.